Consultório

16.1.10

O que é terapia cognitiva?


A terapia cognitiva, fundada na década de 60 pelo psiquiatra Aaron Beck, integra um conjunto de técnicas terapêuticas fundamentada no modelo cognitivo. Nesse sentido, é aplicada como reformulação cognitiva de um pensamento disfuncional, proporcionando a melhora de comportamentos e consequentemente de um transtorno em decorrência deste. Trata-se de uma terapia estruturada, focal (e o foco são as cognições), orientada para o presente, de prazo limitado e que busca modificações de crenças distorcidas para que a emoção e o comportamento melhore.
Estudos controlados demonstram sua eficácia no tratamento de vários transtornos (depressivo maior, ansiedade generalizada, pânico, fobia social, alimentares, abuso de substâncias) e problemas de casais. Neste tipo de terapia o terapeuta ajuda o paciente no processo de ajuste cognitivo para o alcance de padrões mais verdadeiros e concordantes pelo paciente.
Resumidamente a terapia cognitiva é baseada em princípios que consistem em formulação contínua, aliança segura através do respeito pelo paciente, participação ativa de paciente e terapeuta, ter foco, enfatizar o presente, ensinar ao paciente a ser seu próprio terapeuta, 14 sessões com a freqüência semanal, revisão da sessão anterior para feedback, identificação do pensamento disfuncional e contínua busca de estratégias de mudança de pensamentos distorcidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

... deixe aqui um comentário, por gentileza...

Powered By Blogger